![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEji5_mJR1ZgbYqFX4oViioALPRC7n9Zo5Q_LAJAXQhEM-vEHpkV_okzYs5-Oc53sc5XVN_QSCc9VHLLN-xtvIcmG6TteRTrOKQQESHtJslQHhU9W8IhFECBpsqrwV1gFZKwetfUCuPa7I2D/s1600/177_festa.jpg)
Festas nas escolas são oportunidades para fortalecer o contato da escola com os familiares dos alunos e com a comunidade. Durante os preparativos, pais montam barracas, professores cuidam dos cartazes, mães se encarregam das comidas e crianças e adolescentes preparam apresentações para os convidados. Cada um se compromete com uma tarefa para que tudo aconteça na mais perfeita ordem. O problema é quando, depois de tanta trabalheira, ninguém sabe ao certo de que valeu o esforço.
Esse é o sentimento que fica quando o evento não tem relação com os conteúdos escolares e o cotidiano da sala de aula. Isso vale para qualquer data do calendário escolar: Dia do Índio, o 7 de Setembro, Dia do Folclore... "É fundamental a escola organizar celebrações, desde que fiquem claros os valores e os conteúdos trabalhados", afirma Raquel Volpato Serbino, diretora da GAL Consultoria em Educação, em Botucatu (SP). Os festejos escolares são, portanto, mais uma forma de fortalecer o aprendizado.
Beth Pinheiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário