segunda-feira, 17 de junho de 2013

Pausa

Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para o banheiro, fez a barba e lavou-se. Vestiu-se rapidamente e sem ruído. Estava na cozinha, preparando sanduíches, quando a mulher apareceu,bocejando: — Vais sair de novo, Samuel? Fez que sim com a cabeça. Embora jovem, tinha a fronte calva; mas as sobrancelhas eram espessas, a barba, embora recém-feita, deixava ainda no rosto uma sombra azulada. O conjunto era uma máscara escura.
— Todos os domingos tu sais cedo — observou a mulher com azedume na voz. — Temos muito trabalho no escritório — disse o marido, secamente Ela olhou os sanduíches: — Por que não vens almoçar? — Já te disse; muito trabalho. Não há tempo. Levo um lanche.

A mulher coçava a axila esquerda. Antes que voltasse à carga. Samuel pegou o chapéu:
— Volto de noite.
As ruas ainda estavam úmidas de cerração. Samuel tirou o carro da garagem. Guiava vagarosamente; ao longo do cais, olhando os guindastes, as barcaças atracadas.
Estacionou o carro numa travessa quieta. Como pacote de sanduíches debaixo do braço, caminhou apressadamente duas quadras. Deteve-se ao chegar a um hotel pequeno e sujo. Olhou para os lados e entrou furtivamente. Bateu com as chaves do carro no balcão, acordando um homenzinho que dormia sentado numa poltrona rasgada. Era o gerente. Esfregando os olhos, pôs-se de pé:
- Ah! Seu Isidoro! Chegou mais cedo hoje. Friozinho bom este, não é? A gente...
- Estou com pressa, seu Raul - atalhou Samuel.
- Está bem, não vou atrapalhar. O de sempre. - Estendeu a chave.
Samuel subiu quatro lanços de uma escada vacilante. Ao chegar ao último andar, duas mulheres gordas, de chambre floreado, olharam-no com curiosidade:
- Aqui, meu bem! - uma gritou, e riu; um cacarejo curto.
Ofegante, Samuel entrou no quarto e fechou a porta à chave  .Era um aposento pequeno: uma cama de casal, um guarda-roupa de pinho; a um canto, uma bacia cheia d'água, sobre um tripé. Samuel correu as cortina sés farrapadas, tirou do bolso um despertador de viagem, deu corda e colocou-o na mesinha de cabeceira.
Puxou a colcha e examinou os lençóis com o cenho franzido  ;com um suspiro, tirou o casaco e os sapatos, afrouxou a gravata.
Sentado na cama, comeu vorazmente quatro sanduíches. Limpou os dedos no papel  embrulho, deitou-se e fechou os olhos.Dormir.
Em pouco, dormia. Lá embaixo, a cidade começava a mover-se: os automóveis buzinando, os jornaleiros gritando, os sons longínquos.
Um raio de sol filtrou-se pela cortina, estampou um círculo luminoso no chão carcomido.Samuel dormia; sonhava. Nu, corria por uma planície imensa. Perseguido por um índio montado a cavalo. No quarto abafado ressoava o galope. No planalto da testa, nas colinas do ventre, no vale entre as pernas, corriam. Samuel mexia-se e resmungava.Às duas e meia da tarde sentiu uma dor lancinante nas costas. Sentou - se na cama, os olhos esbugalhados; índio acabara de trespassá-lo com a lança Esvaindo-se em sangue, molhado de suor. Samuel tombou lentamente:ouviu o apito soturno de um vapor. Depois, silêncio.Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama ,correu para a bacia, lavou-se. Vestiu-se rapidamente e saiu. Sentado numa poltrona, o gerente lia uma revista- Já vai, seu Isidoro?- Já - disse Samuel, entregando a chave. Pagou,conferiu o troco em silêncio.
- Até domingo que vem seu Isidoro - disse o gerente.
- Não sei se virei - respondeu Samuel, olhando pela porta; a noite caía.
- O senhor diz isto, mas volta sempre - observou o homem,rindo.Samuel saiu.
Ao longo do cais, guiava lentamente. Parou um instante, ficou olhando os guindastes recortados contra o céu avermelhado. Depois, seguiu. Para casa.

Situação de Aprendizagem do Texto:

PAUSA (Moacyr Scliar)

Público:  9º ano
Duração:  4 aulas
Ativação de conhecimentos de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses; Abrir uma discussão sobre “Um dia estressante no trabalho”, “uma casa barulhenta”; Construir com os alunos a imagem de uma pessoa cansada, que quer sossego e silêncio. Propor uma encenação sobre “Um dia exaustivo”.
Localização de informações; comparação de informações-generalizações; O professor fará a leitura retirar do texto as palavras desconhecidas; Buscar os sinônimos das palavras no dicionário; Trabalhar os significados das palavras de todo o contexto, destacando palavras-chave.
Produção de inferências locais, produção de inferências globais.
 Inferências globais: o aluno deverá ilustrar os espaços citados no texto (cartazes);
 Inferências locais: Será proposta a discussão oral. O aluno irá emitir opinião sobre a situação da personagem, trocando informações sobre o contexto com os colegas.
Todas as atividades serão mediadas pelo professor.
Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade da leitura.
- Qual é o gênero do texto?
- Qual a finalidade deste gênero textual?
- Quem é o personagem principal do texto?
- Qual é o enredo do texto?
- Descreve tempo e espaço do texto.
- Qual é o foco narrativo?
* Pesquisa sobre a vida e obras do autor, para discussão na próxima aula.
Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações ou interdiscursividade.
- Levar o texto “Circuito Fechado”, de Ricardo Ramos, para fazermos a leitura e comparar com o texto “Pausa”.
 Estudar a construção dos dois textos.
- Trabalhar o significado das palavras do texto “Circuito Fechado”.
- Confrontar as ideias dos textos.
Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações estéticas e/ou políticas.
Passar o filme “Um dia de fúria”.
Analisar as diferentes reações dos personagens diante do estresse do dia-a-dia.
Música: “Tocando em frente”.
Ler a letra da música e pedir para os alunos escreverem uma reflexão sobre todos os textos apresentados.
 Conteúdos e temas à recapitulação dos elementos da crônica, coesão e coerência textuais, substantivos.
 Competências e habilidades à internalizar os elementos da crônica, escrever uma reflexão a partir de textos como narrativa e música. Analisar as normas-padrão em funcionamento no texto.
 Estratégia: à Produção de reflexão a partir de textos apresentados.
 Recursos : livro didático, TV, vídeo, aparelho de som, caderno de professor, textos avulsos.
 Avaliação : Produção escrita, encenação, análise de elementos textuais.

                                                 Elizabeth da Silva Pinheiro

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