Meu Primeiro Beijo
Antonio Barreto
É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus,
na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi
legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de
filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E
foi assim...Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me
mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
’’Você é a glicose do meu metabolismo.Te amo
muito!Paracelso"
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era
outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive
pena, instinto maternal, coisas de mulher...E também não sei por que: resolvi
dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.No dia
seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus,
veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de
desentendida.Mas ele continuou:
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos,
consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por
minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando
seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de
água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias
graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias..
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo,
tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O
bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e
expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia
o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti
sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois
com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já
tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do
prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as
luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone
aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu
primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro
amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.
Situação de Aprendizagem
Texto: Meu Primeiro Beijo
Antonio Barreto
Ao elaborar este plano de aula utilizando o Texto “Meu
Primeiro beijo”, de Antonio Barreto, procurei desenvolver como base a
competência leitora e escritora dos alunos. O gosto pela leitura, o incentivo à
pesquisa e exposição das suas idéias a respeito de um tema também são
contemplados, assim como os aspectos linguísticos relacionados. Este plano
também pode ser desenvolvido com outras disciplinas, como Ciências e Artes.
Público-Alvo: 7º. / 8º. Ano
Tempo previsto: 6 a 8 aulas
Competências e Habilidades:
Desenvolver leitura: ler e ouvir
Levantar hipóteses e inferir significados
Desenvolver expressão oral e escrita
Desenvolver trabalhos em duplas
Analisar e interpretar textos narrativos
Analisar e interpretar textos narrativos
Analisar personagens
Aula interativa, com a participação dialógica, rodas de
leitura, trabalhos em duplas, uso de recursos audiovisuais.
Poderá ser desenvolvido com o apoio da disciplina de
Ciências.
Utilização da sala de informática (Internet) para
pesquisa sobre o tema, DVD player, Filme “My Girl” (Estados Unidos -1991-102
min.), dicionários de Português, Flip-Chart.
Avaliação:
Participação durante as aulas, pesquisa realizada na
Internet, produção escrita: narrativa da sua experiência com primeiro beijo.
Desenvolvimento
1º. Momento: Pré-leitura.
Vamos ler um texto a respeito do primeiro beijo. Dê a sua
opinião, discuta com seus colegas as seguintes questões:
Qual a idade costuma acontecer o primeiro beijo?
Essa idade pode variar de acordo com o local onde a
pessoa mora e classe social?
Você sabe quando surgiu o habito de beijar?
Será que o beijo sempre teve o mesmo significado através
dos tempos?
Quais são os tipos de beijos?
Qual o significado do beijo para você?
Quando aconteceu seu primeiro beijo e como você se
sentiu?
Você tem idéia de como o corpo humano reage a este
estímulo?
Será que a ciência pode explicar essas reações?
2º. Momento: Levantamento de hipóteses.
Será feita através do título do texto: “O primeiro beijo” e as respostas serão agrupadas, tabuladas, para posterior confirmação:
Você conhece, já leu algum texto deste autor?
Através deste título, você pode inferir o que será lido?
Você pode imaginar quem serão as pessoas envolvidas?
Você pode imaginar a idade das personagens?
Você pode imaginar onde acontecerá este fato?
Serão formadas duplas. Será entregue para cada dupla,
cópia do texto fragmentado em parágrafos para que eles os coloquem na sequência
correta.
Será convidada uma dupla para ler a história (na ordem
dos parágrafos em que eles acreditam estar correta).Os demais grupos deverão opinar sobre esta ordem e o
professor mediará essa discussão, orientando-os. Quando chegarem a um consenso,
serão distribuídas cópias do texto original.Será convidado um(ou mais alunos) para fazer a leitura em
voz alta. Após a leitura será verificado se as hipóteses levantadas pela turma
(no 2º. Momento) foram ou não confirmadas pelo texto.
Serão anotadas as palavras que por ventura possam causar
dúvida, e estas serão consultadas em dicionários.
Neste momento os alunos terão acesso à Internet para
pesquisa sobre o tema, autor do texto, outros texto/obras que tratam do
assunto, aspectos científicos envolvidos.
Localização de informações a respeito:
Quais são as personagens da história?
Onde se passa a história e em qual época? Como você
comprova estes fatos? Qual parágrafo?
O narrador do texto é apenas um narrador ou narrador
personagem?
Em que pessoa o texto é narrado? Transcreva do texto um
pronome que confirme.
Onde aconteceu o primeiro beijo da personagem?
Como aconteciam os primeiros contatos de ambos os
personagens?
Como ele se identificava para ela?
Como você descreveria fisicamente estas personagens?
Pela descrição desses contatos, encontre adjetivos que
descrevam o modo se ser de cada personagem.
Por que a garota relutou em aceitar a proposta do garoto?
Ela mudou de opinião depois do beijo?
6º. Momento: Escrita/reescrita/leitura.
Cada aluno fará o relato da sua experiência: Meu primeiro
beijo. Após a escrita individual, se juntarão novamente em duplas e será
determinado um tempo para lerem seus relatos, um para o outro. Nesse momento,
cada aluno poderá analisar também a escrita do outro e /corrigir, ou sugerir
mudanças na escrita.
Será aberto espaço para os alunos que desejarem compartilhar seus relatos
para toda a classe (leitura expressiva).
7º.Momento: Encerramento do Plano de aula.
Os alunos assistirão o filme “My girl” (Meu primeiro
amor), sobre uma garota que conta a história do seu primeiro amor e da sua
perda. Ao final do filme, haverá um debate, momento em que poderão estabelecer
sua relação com o texto de Antonio Barreto, e com os textos produzidos, e
emitir suas opiniões.
Elizabeth Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário